Diagnóstico Ambiental

A Geoambiente atua no Gerenciamento de Áreas Impactadas / Contaminadas e utiliza como padrão para seus trabalhos as metodologias e técnicas mais avançadas disponíveis nos Mercados Nacional e Internacional. Entre os principais serviços que a empresa dispõe, destacam-se:

Diagnósticos níveis Preliminar, Confirmatório e Detalhado.

Preliminary Environmental Diagnosis

Performed with the purpose of evaluation of suspected areas of contamination. Preliminary environmental investigation aims to assess possible contamination caused at the studied site that could result in environmental damage. Studies are based on visits in the area, filling out questionnaires with older employees, survey documents and local activity history. After the surveys, it is issued a report with the findings. If there is suspected, it is recommended to step Confirmatory Environmental Investigation.

Confirmatory Environmental Diagnosis

Intended for identification, confirmation and qualitative / quantitative measurement of contamination that generates environmental liability. Thus, results obtained in step Confirmatory Investigation subsidize future actions of the environmental agency or, according to the company's strategy, provide continuity to work of searching contamination´s source, detailed assessment of plume or remediation.

Detailed Environmental Diagnosis

It is performed with the following objectives:

  • To delimit contamination´s plume and, using tools for Risk Assessment, to determine the probability of this contamination reaches an environmental asset or human receptor, and, thereby, to identify the need of remediation.
  • To provide subsidies and accurate tools for planning and dimensioning of the remediation system to be adopted. Methodology used for the detailed investigation stage is similar to the step Confirmatory Investigation, but with the main purpose of scaling 3D plume.
  • Once contamination´s size is know, it can be determined the best technique for site reclamation, as well as to plan properly capabilities required for the remediation system for site reclamation.
Human Health Risk Evaluation.

It allows to evaluate the possibility of a specific contamination increases the probability of incidence of toxicity or carcinogenicity, when humans are exposed to it.

Main methods of risk assessment are mathematical models that have a large database, with information of physical, chemical, toxicity and carcinogenicity features of a variety of compounds. Together, they subsidize modeling information collected in detailed diagnosis, which are inserted in the models, in real or hypothetical scenarios, allowing to simulate conditions and assess if there is increased probability of damage to human health.

Together, risk assessment allows calculating target indexes or SSTL (Site Specific Target Levels) that can be accepted by the environmental agencies in remediation projects and sites reclamation.

PSG - Passive Soil Gas Survey - BEACON USA

Através da tecnologia BEACON-USA a delimitação em superfície de plumas de voláteis, tph´s e semi-voláteis se tornou possível em grandes áreas de investigação. 

A realidade é esta, você faz a investigação confirmatória e precisa detalhar e fechar as plumas para poder entregar o plano de remediação ou o plano de intervenção exigido pela Cetesb. Porém cada vez que você instala novos poços de monitoramento descobre que a pluma ainda não está fechada. Infelizmente esta situação gera desgaste para todas as partes envolvidas (órgão ambiental, cliente e consultoria) além disso quanto mais demorado for o fechamento menor é o tempo para uma intervenção para interrupção da fonte ativa ou medidas efetivas de remediação.

A tecnologia BEACON-USA permite o fechamento de grandes plumas de compostos orgânicos através da aplicação de elementos absorventes em sub-superfície (30 cm) permitindo literalmente enxergar onde se encontram os contaminantes em solo ou lençol freático.

A redução de custos através da investigação passiva tem as seguintes principais vertentes:

  • Redução de custos com escavação de solo não contaminado ou mesmo a aplicação mais precisa da remediação nas áreas efetivamente contaminadas;

  • Menor número de sondagens, poços e consequentemente redução de custos com monitoramentos futuros de poços utilizados na delimitação;

  • Maior velocidade na investigação e portanto redução de custos operacionais.

  • Segmentação entre plumas de duas fontes diferentes.

As análises abrangem mais de 180 (cento e oitenta) compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis (veja a lista aqui).  Além disso a resolução de leitura é da ordem de Nano gramas

A instalação dos elementos absorventes é fácil e rápida (veja o vídeo). A Geoambiente poderá lhe auxiliar em todas as etapas do processo, desde a importação, reenvio das amostras para os EUA até a instalação e coleta dos elementos absorventes.

Todo o processo, desde a importação, instalação dos elementos absorventes, coleta, reenvio para os EUA e retorno das plumas já desenhadas sobre a planta do local pode ser feita em até 15 dias, contudo um tempo de absorção para alguns compostos semi-voláteis requer 14 dias em campo e portanto o tempo total pode ser de até 30 dias.

Contate-nos para maiores informações ou um orçamento.

Contaminated sites management

A Geoambiente atua no gerenciamento de áreas contaminadas tendo como base os seguintes principios básicos de raciocínio:

  1. O projeto deve ser viável ao cliente sob o aspecto de engenharia e econômico.
  2. O programa de gerenciamento da área contaminada deve atender ao órgão ambiental sob o aspecto técnico mas principalmente considerando um tempo viável para recuperação da área.

As principais referências utiizadas pela GEOAMBIENTE no gerenciamento de áreas contaminadas são:

  • A decisão de diretoria Nº 103/2007/C/E da CETESB de 22 de junho de 2007 que dispõe sobre o procedimento para gerenciamento de áreas contaminadas.
  • O "Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas" da CETESB, viabilizado em cooperação técnica com o governo da Alemanha, por meio de sua Sociedade de Cooperação Técnica (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit, GTZ).
  • A RESOLUÇÃO No 420, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009 que Dispõe sobre critérios e valores orientadores de 
    qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento  ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.
Terrenos com Potencial de Contaminação (CAIXA Econômica)

A Figura 2.1 mostra um situação típica de área contaminada, neste caso resíduos sólidos industriais enterrados, e os possíveis impactos ao seu entorno e aos bens a proteger. Os resíduos enterrados (1) contaminam as águas subterrâneas, que estão sendo captadas por meio de um poço usado para irrigação (2), assim propagando a contaminação para as hortas (3), 

através da irrigação (4). Além disso, a captação pública de água subterrânea a centenas de metros de distância pode ser atingida pela pluma de contaminação (5). Gases emanados dos resíduos podem se propagar pelo solo (6) ou por tubulações, redes de esgoto e condutos (7) e assim alcançar ambientes confinados da casa (8), gerando risco de explosão ou intoxicação dos moradores. Finalmente, a instabilidade geotécnica causada pelo recalque dos resíduos enterrados pode prejudicar as construções (9). Afinal, existe o risco de contato dermal e ingestão de solo superficial contaminado (10).

 

 

Investigação em Alta Resolução

Para fins de Remediação é fundamental a realização de investigações ambientais em alta resolução que demonstrem com precisão as zonas de fluxo e armazenamento de contaminantes, assim como a concentração dos mesmos, contribuindo para ações de remediação mais precisas e certeiras e, consequentemente, mais eficazes e com custos reduzidos. Em estudos realizados nos Estados Unidos, o investimento em investigação reduz o custo global (Diagnóstico+Remediação), visto a maior assertividade na aplicação de produtos remediadores, no tempo de remediação e na eliminação das fontes.

Para que seja possível a compreensão das heterogeneidades do meio físico e quantificação de contaminações de forma refinada, com possibilidade de tomada de decisão em campo, há uma série de equipamentos e tecnologias disponíveis atualmente no mercado brasileiro que trabalham com alta resolução. Os tópicos a seguir apresentam de forma breve algumas das técnicas mais disseminadas e seus principais propósitos e limitações:

X-Ray Fluorescence (XRF): por meio do “bombardeio” de materiais por raios-X ou raios gama, é possível determinar, pela quantificação da excitação das moléculas, os elementos metálicos que compõem certo material. A utilização do XRF permite o mapeamento em tempo real de impactos por elementos metálicos (p.e. chumbo), direcionando ações de investigação e eventuais atividades que envolvam a escavação, remoção e destinação destes materiais. Como principais limitações, o XRF apresenta necessidade de amplo cuidado em sua manipulação, em função da emissão de raios potencialmente danosos, quanto pela necessidade de calibração em campo, que pode se mostrar limitante à sua operação.

Piezocone de Resistividade (RCPTu): tem como função básica fornecer dados hidrogeológicos a cada 2 centímetros, com sensores capazes de determinar parâmetros que permitem estabelecer dados geotécnicos com grande precisão além de determinar as diferenças de condutividade hidráulica ao longo de todo perfil da sondagem. O equipamento possui a facilidade de fornecer dados sem a necessidade de cabos, todavia, em função da necessidade de cravação da haste via pressão hidráulica, a velocidade constante, não apresenta o mesmo poder de cravação de ferramentas percussivas e pode não conseguir penetrar ou ultrapassar litologias com alta presença de cascalhos ou muito compactas; ainda, a presença de contaminantes com viscosidade muito diferente em relação à água pode interferir nos resultados.

Membrane Interface Probe (MIP): sua função principal é a de quantificar solventes clorados e outros compostos orgânicos voláteis (VOC) em zonas não saturadas (“solo seco”) e saturadas (solo com água). Alguns equipamentos possuem a ferramenta “HPT” (Hydraulic Profiling Tool) acoplada que permite a medição da condutividade hidráulica a medida que se avança o furo de sondagem permitindo a coleta de dados integrados para refinamento do modelo hidrogeológico da área. Como desvantagens, esta ferramenta possui limitações no avanço em solos compactos ou com presença de cascalhos/pedregulhos, além da necessidade de cabeamento ao longo de toda a sondagem para condução de gases de arraste.

Laser-Induced Fluorescence (LIF): a tecnologia mais conhecida é a Ultra Violet Optical Screening Tool (UVOST) que permite detectar e identificar a contaminação causada por hidrocarbonetos de petróleo, como diesel, querosene e gasolina (LNAPL), bem como alcatrão, creosoto (DNAPL) e outros em zonas não não saturadas e saturadas. A principal limitação da ferramenta consiste na identificação imprecisa destes compostos em fase dissolvida.

Solicite um orçamento agora