Código de Ética

 

Código de Ética GEOAMBIENTE

 

1.            Introdução

               

A Ética é o ideal de conduta humana, desenvolvido em conjunto com o processo civilizacional, que orienta cada ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando ao bem comum.

 

A Ética de nossa Sociedade e a Ética Empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade e lucratividade não podem prescindir de um comportamento ético.

 

A Ética no Trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer). A adoção de princípios éticos e comportamentos reflete o tipo de Organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio-ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial refletem as relações da GEOAMBIENTE com seus colaboradores e para com a Sociedade.

 

Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, torna-se imperativo que cada colaborador faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores corporativos da GEOAMBIENTE, expressos nos Princípios Éticos.

 

Deve agir, em seu relacionamento com colegas de trabalho, Clientes e Sociedade, de acordo com o Código de Conduta, conjunto de comportamentos, fundamentados nos Princípios Éticos, a serem adotados por todos os colaboradores da GEOAMBIENTE, independentemente do cargo ou função que ocupem.

 

                Em sua atuação, o colaborador deve levar em consideração, ainda, a legislação aplicável, os Códigos de Ética das categorias profissionais, o Plano Estratégico e as normas internas da GEOAMBIENTE. Diante de situações não previstas, deve ser escolhida sempre a alternativa que gere maior retorno ou benefício para a GEOAMBIENTE e a Sociedade.

 

Os Princípios Éticos e Código de Conduta compõem o Código de Ética da GEOAMBIENTE.

 

 

2.            Objetivos do Código de Ética GEOAMBIENTE

               

- Ser uma referência, formal e institucional, para a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores da GEOAMBIENTE, independentemente do cargo ou função que ocupem, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os seus públicos de interesse: dirigentes, Clientes, colaboradores, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, Sociedade, Governo e as comunidades onde atua.

 

- Viabilizar um comportamento ético pautado em valores incorporados por todos, por serem justos e pertinentes.

 

                - Reduzir a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos.

 

                - Fortalecer a imagem da GEOAMBIENTE e de seus empregados junto aos seus públicos de interesse.

 

3.            Princípios Éticos da GEOAMBIENTE

               

A honestidade, a dignidade, o respeito, a lealdade, o decoro, o zelo, a eficácia, a transparência e a consciência dos princípios éticos são os valores maiores que orientam a relação da GEOAMBIENTE com seus públicos de interesse.

 

A atuação da GEOAMBIENTE busca atingir níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, sem descuidar da responsabilidade social, que é traduzida pela valorização de seus colaboradores, na condição de seres humanos, pela priorização às questões de saúde, segurança, preservação e desenvolvimento do Meio Ambiente, e por sua contribuição ao desenvolvimento das regiões e comunidades em que atua.

 

As informações veiculadas interna ou externamente pela GEOAMBIENTE devem ser verdadeiras, visando a uma relação de respeito e transparência com seus públicos de interesse.

 

A GEOAMBIENTE considera que a vida particular dos colaboradores é um assunto pessoal, desde que as atividades deles não prejudiquem a sua imagem ou os seus interesses.

 

Na GEOAMBIENTE, as decisões contemplam a justiça, a legalidade, a competência e a honestidade.

 

A GEOAMBIENTE promove práticas de gestão que fortalecem a motivação, satisfação e comprometimento de seus colaboradores.

 

A GEOAMBIENTE tem por prática entender que, quando ocorre, o erro deve ser utilizado como fonte de aprendizado, oportunizando a eliminação das causas e evitando sua repetição.

 

 

4.            Código de Conduta

 

Este código, fundamentado nos princípios éticos da GEOAMBIENTE, orienta a conduta pessoal e profissional de todos os seus empregados, independentemente de cargo ou função que ocupem, e regula seu relacionamento com colegas de trabalho, Clientes e Sociedade.

 

4.1          Relação no Trabalho

 

4.1.1 No exercício do cargo ou função, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Buscam o melhor resultado global para a GEOAMBIENTE, mantendo sempre uma atitude transparente, de respeito e colaboração com os colegas de trabalho, representantes dos colaboradores e os públicos de interesse.

b) Exercem suas funções e autoridade, com espírito empreendedor e de superar desafios, visando aos interesses da GEOAMBIENTE.

c) Não usam cargo, função, atividade, facilidades, posição e influência com o fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

d) Não criam dificuldades artificiais no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com o objetivo de supervalorizar sua atuação profissional.

e) Exercem suas atribuições com efetividade, eliminando situações que levem a erros ou a atrasos na prestação do serviço.

f) Respeitam a propriedade intelectual.

g) Não alteram nem deturpam o teor de qualquer documento, informação ou dados.

h) Promovem ações que possibilitam melhorar a comunicação interna.

i) Não participam de sorteios promocionais externos feitos pela GEOAMBIENTE.

j) Enfatizam a integração e o desenvolvimento de trabalhos em equipe.

k) Promovem o envolvimento de todos na realização dos objetivos estratégicos da GEOAMBIENTE.

 

4.1.2 No relacionamento com superiores e colegas, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Agem de forma cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com que se relacionam, respeitando as diferenças individuais.

b) Na sua vida profissional, agem sempre de forma leal com colegas ou superiores.

c) Reconhecem os méritos relativos aos trabalhos desenvolvidos por colegas ou superiores.

d) Não prejudicam a reputação de colegas ou superiores por meio de julgamentos preconceituosos, falso testemunho, informações não fundamentadas ou qualquer outro subterfúgio.

e) Não buscam obter troca de favores que aparentem ou possam dar origem a

qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

f) Estimulam a manifestação de ideias, quando alinhadas com os objetivos da GEOAMBIENTE e discutidas em fóruns próprios, mesmo que representem mudança significativa no status quo.

 

4.1.3 Em relação a preconceitos, os colaboradores da GEOAMBIENTE promovem o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

 

4.1.4 Quanto às intimidações, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Não as toleram, bem como não toleram ameaças ou assédios de qualquer tipo.

b) Não se submetem a situações de assédio moral (entendido como o ato de desqualificar repetidamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do colaborador em função do vínculo hierárquico) e denunciam o assediador.

c) Respeitam a hierarquia, porém informam imediatamente à instância superior qualquer comportamento irregular, desde que devidamente fundamentado.

d) Comunicam imediatamente aos seus superiores hierárquicos, para as providências cabíveis, qualquer aliciamento, ato ou omissão que julgam contrários ao interesse da GEOAMBIENTE. Não cedem a pressões que visem à obtenção de vantagens indevidas.

 

4.1.5 Em relação a críticas, os colaboradores da GEOAMBIENTE, consideram as críticas construtivas, feitas às claras e através dos canais adequados, como uma demonstração de lealdade à GEOAMBIENTE e aos colegas.

 

4.1.6 Quanto à tolerância ao erro, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Aprendem com base nos seus próprios erros ou de outrem, eliminando suas causas e evitando sua repetição.

b) Quando se consideram não capacitados para executar alguma tarefa, procuram os colegas e superiores a fim de obter os meios para superar essas limitações.

c) Avaliam sistematicamente seus erros e acertos, com a participação do superior imediato, visando melhorar continuamente a qualidade de seu trabalho.

 

4.1.7 Quanto ao gerenciamento de desempenho:

a) A GEOAMBIENTE garante aos seus colaboradores o direito de conhecer os resultados da avaliação do seu desempenho. Para isso, adota um processo transparente de gerenciamento de desempenho, com orientação individual ao empregado sobre assuntos que, direta ou indiretamente, afetem seu trabalho.

b) A GEOAMBIENTE garante aos seus colaboradores o direito de conhecer os critérios de progressão funcional e a sua avaliação decorrente desses critérios.

 

 

4.1.8 Quanto ao comprometimento das pessoas, a GEOAMBIENTE reconhece o esforço de seus empregados para melhorar o resultado do trabalho, praticando o elogio como forma de valorizar os seus desempenhos.

 

4.1.9 Quanto a informações pessoais e funcionais:

a) A GEOAMBIENTE garante que informações pessoais, inclusive médicas e sobre benefícios, são restritas ao próprio colaborador e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento dessas informações. As solicitações, análises e repasses dessas informações somente são feitas por quem tem a legitimidade para tanto, nos exatos termos da legislação e disposições normativas, bem como para fazer prova em juízo, de acordo com orientação da área jurídica.

b) A GEOAMBIENTE garante ao colaborador acesso às suas informações funcionais.

c) A GEOAMBIENTE deve ser permanentemente atualizada sobre dados pessoais de seus colaboradores.

 

4.1.10 Quanto ao direito a esclarecimentos, a GEOAMBIENTE assegura aos seus colaboradores o direito de solicitar e receber esclarecimentos sobre seus direitos e vantagens.

 

4.1.11 Quanto ao ambiente de trabalho:

a) Os direitos individuais são legítimos e respeitados, e sempre compatibilizados com o bem-estar coletivo e a representatividade da GEOAMBIENTE.

b) A GEOAMBIENTE garante aos seus colaboradores um ambiente de trabalho adequado, visando à segurança, à higiene, à saúde e ao bem-estar.

c) Os colaboradores da GEOAMBIENTE podem suspender a realização de atividades, após tomar as medidas corretivas, caso haja situações em que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho se encontre em risco grave e iminente, comunicando o fato imediatamente ao seu superior hierárquico.

d) No exercício de suas atividades, os colaboradores da GEOAMBIENTE preservam o patrimônio da Empresa, traduzido em termos de equipamentos, materiais, informações tecnológicas e estratégicas e facilidades operacionais.

 

4.1.12 Quanto à utilização do correio eletrônico, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Utilizam o correio eletrônico para assuntos pertinentes ao seu trabalho, cuidando sempre da segurança da informação e não disseminam mensagens que possuem conteúdos ilegais, pornográficos, racistas e de cunho religioso ou político.

 

4.1.13 Quanto à aparência pessoal, a GEOAMBIENTE recomenda que os colaboradores procurem levar em conta o tipo de atividade que executam, o público com o qual entram em contato e os hábitos culturais e empresariais da região ou comunidade em que trabalham.

 

4.2 Relação com a Sociedade

 

4.2.1 No atendimento a Clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Tratam Clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes de maneira respeitosa e cordial, procurando aperfeiçoar os processos de comunicação e de relacionamento.

b) Não deixam Clientes e fornecedores à espera de solução, mantendo-os informados das ações que estão em curso para atendê-los.

c) Não utilizam artifícios que causem atrasos ou prejuízos ao exercício regular do direito dos fornecedores, Clientes, prestadores de serviços e outros.

 

4.2.2 Na veiculação de informações a clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Divulgam sempre as informações verdadeiras, disponibilizando-as de forma igualitária para todos os interessados. Quando não estão autorizados a responder a uma consulta, informam isto ao demandante.

b) Repassam as informações públicas transmitidas pela GEOAMBIENTE, de forma isonômica, a todos os interessados, e pautando-se em procedimentos e análises fundamentados.

c) Só repassam documentos ao público externo quando devidamente autorizados pela esfera competente da GEOAMBIENTE, sempre identificando a autoria.

d) Não divulgam informações estratégicas e de caráter sigiloso.

 

4.2.3 Quando em conflito de interesses, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Não se envolvem em qualquer atividade que seja de interesse conflitante com os negócios da GEOAMBIENTE.

b) Não prestam assistência técnica ou consultoria de qualquer espécie a fornecedores, Clientes e prestadores de serviços atuais da GEOAMBIENTE ou àqueles que estejam em processo de homologação, exceto quando formalmente autorizados pelas respectivas instâncias superiores.

c) Não se envolvem em quaisquer atividades que conflitem com o horário de trabalho, sua atenção e tempo à GEOAMBIENTE.

d) Não utilizam recursos da GEOAMBIENTE (apostilas, transparências, informações, micros, impressoras, horário de trabalho, etc.) para atender a interesses particulares.

e) No exercício de suas atividades profissionais, não emitem comentários sobre a atuação de concorrentes ou sobre a qualidade ou desempenho de seus produtos, pois sabem que, ocorrendo situações em que seja necessária uma manifestação formal da GEOAMBIENTE sobre este tema, ela será de iniciativa exclusiva da Diretoria Executiva.

 

4.2.4 Quanto às vantagens pessoais, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Não aceitam convites de caráter pessoal para hospedagens, viagens e outras atrações que possam gerar danos à imagem e/ou aos interesses da GEOAMBIENTE.

b) Não se deixam influenciar na tomada de uma decisão em consequência de relações pessoais com Clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes.

c) Não mantêm relações comerciais privadas com Clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes da GEOAMBIENTE nas quais venham a obter privilégios pessoais em razão de cargo ou função ocupados.

d) Não se constituem em sócio, gerente, assessor, procurador ou intermediário em qualquer entidade que transacione ou que seja competidora da GEOAMBIENTE na produção de bens e serviços.

e) Não pleiteiam, solicitam, provocam, sugerem ou recebem qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação, presente ou vantagem de qualquer espécie, para si, seus familiares ou qualquer outra pessoa, para o exercício de suas atividades profissionais ou para influenciar outro colega para o mesmo fim.

f) Não fazem uso de informações a que tenham acesso em decorrência de sua atribuição ou função, a fim de obter vantagem pessoal para parentes ou terceiros.

g) Não permitem que o relacionamento com ex-empregados da GEOAMBIENTE, através de relações comerciais ou pessoais, venha a influenciar qualquer decisão da Empresa ou a propiciar o acesso a informações privilegiadas.

h) Não fazem indicações de consultorias ou de candidatos para o preenchimento de quadro de pessoal de Clientes, fornecedores ou parceiros com os quais se relacionam profissionalmente.

i) Não aceitam presentes de Clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, excetuando-se brindes claramente identificados e sem valor comercial significativo. Presentes de valor significativo que, por qualquer motivo, não possam ser devolvidos serão obrigatoriamente incorporados ao patrimônio da GEOAMBIENTE.

 

4.2.5 Na relação com a Diretoria, os colaboradores da GEOAMBIENTE buscam atingir níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, de modo a proporcionar viabilidade econômica do negócio.

 

4.2.6 Na relação com a imprensa, os colaboradores da GEOAMBIENTE:

a) Quando concedem entrevistas, publicam artigos ou utilizam qualquer outra forma de manifestação pública de caráter pessoal, preservam os interesses e a imagem da GEOAMBIENTE.

b) Não utilizam os instrumentos institucionais para se pronunciarem publicamente.

c) Não se pronunciam sobre informações estratégicas e de caráter sigiloso.

d) Ocupantes de funções de confiança não se pronunciam sobre informações estratégicas e de caráter sigiloso, exceto com autorização específica da Diretoria Executiva.

 

4.2.7 Na relação com os sindicatos, a GEOAMBIENTE mantém uma relação de respeito e não pratica qualquer tipo de discriminação aos colaboradores sindicalizados.

 

4.2.8 Na relação com a comunidade, a GEOAMBIENTE procura apoiar as ações voltadas para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento local, regional e nacional, em especial aquelas direcionadas para a melhoria das condições de vida das comunidades onde mantém atividades.

 

4.3          Compromisso com a Ética

 

4.3.1 Considerando o seu exercício da cidadania, os colaboradores procuram sempre respeitar as leis, normas, procedimentos e o Código de Ética.

 

4.3.2 As violações aos Princípios Éticos ou ao Código de Conduta são passíveis de aplicação de medidas disciplinares, previstas nas normas da Empresa.

 

4.3          Políticas Não Discriminatórias

 

                A GEOAMBIENTE respeita políticas não discriminatórias em seus processos de Gestão de Pessoas.

 

                A Empresa procura garantir o acesso das minorias a seus negócios, através da composição de seu quadro de colaboradores com diretriz de coibir qualquer tipo de preconceito quanto à cor, credo, raça, sexo, condição social ou qualquer outro fator crítico.

 

                São previstas punições de ordem maior a quaisquer denúncias que envolvam dirigentes ou colaboradores envolvidos em situações racistas ou xenófobas.

 

                Os colaboradores são continuamente estimulados a fazer da equipe de trabalho um núcleo fraternal, sem quaisquer tipos de distinções discriminatórias, e estender esse entendimento a suas famílias, amigos e grupos ou comunidades em que interajam. A GEOAMBIENTE procura explorar o máximo grau de civismo e humanismo de seus colaboradores, para que atuem, na Sociedade, como multiplicadores da harmonização da relação entre as pessoas.