Geoambiente: Geologia e Engenharia Ambiental

Empreender em área contaminada pode ser um bom negócio?

Empreender em área contaminada pode ser um bom negócio?

A escassez de terrenos em áreas de grande urbanização é um entrave para a incorporação de novos empreendimentos.

Regiões urbanas com mudança de uso e ocupação do solo, ou seja, áreas em processo de desindustrialização e desenvolvimento residencial são mais propícias às boas oportunidades de negociação para empreendimentos em áreas contaminadas.

A remediação de áreas contaminadas evoluiu como uma ferramenta para incorporadores, bancos, construtores e outros atores do mercado para viabilizar empreendimentos em áreas antes em desuso por motivo de contaminação ambiental.

Atualmente existem diversas tecnologias que podem ser aplicadas para a reabilitação de uma área e licenciamento para um novo tipo de uso. As tecnologias são definidas em função de prazos, custos, tipo de contaminação e geologia local.

Na grande maioria dos casos, é possível atrelar a remediação de uma área ao desenvolvimento de um novo empreendimento, de modo a trazer vantagens a todas as partes envolvidas como uma melhor negociação no custo da área, o desenvolvimento e geração de empregos na região e redução ou eliminação de riscos associados a saúde pública.

A GEOAMBIENTE® executa todas as etapas de Investigação, Remediação e Monitoramento Ambiental, assessorando diversos clientes em todo Brasil a obterem êxito em seus negócios, através de uma consultoria confiável e do desenvolvimento de tecnologias, com custos e prazos viáveis para qualquer tipo de empreendimento em áreas contaminadas.