Geoambiente: Geologia e Engenharia Ambiental

Remediação de solo por oxidação química

Remediação de solo por oxidação química

A oxidação química é uma das técnicas mais consideradas para a remediação de solo e águas subterrâneas. Não usamos a expressão “melhor” porque é o diagnóstico da área que vai determinar a técnica mais adequada para cada caso. No entanto, o processo oxidativo tem se mostrado o mais eficiente, e com melhor custo-benefício, nos casos de contaminação subterrânea por compostos orgânicos.

Processo oxidativo

O processo utiliza o potencial oxidativo de determinados produtos químicos remediadores para degradar o contaminante. Esses produtos podem ser injetados ou misturados no meio para assim destruir o alvo. Essa técnica promove a destruição dos contaminantes presentes no solo e na água, transformando-os em compostos menos nocivos ou até mesmo promovendo a mineralização desses contaminantes.

Combinação de compostos químicos

Para que o processo de oxidação seja efetivo é preciso criar combinações de produtos químicos remediadores que atendam as demandas do solo e da contaminação. Essa “receita” é determinante para que o caso seja encerrado de forma rápida e definitiva.

Um dos produtos mais potentes para esse processo é o persulfato de sódio. Ele é o oxidante mais forte da família dos peroxigênios. Mas para uma melhor performance, esse elemento precisa de uma ativação, que pode ser feita com uso do peróxido de cálcio. O incremento deste composto pode estender os efeitos de oxidação por até 180 dias.

Ainda existe outro elemento que contribui de maneira significativa no processo de descontaminação ambiental: é o surfactante biodegradável, uma espécie de detergente que auxilia diretamente na eficiência do processo. Esse composto dissolve a contaminação e ajuda a desprender do solo os elementos indesejados. Ele reduz a viscosidade, a tensão superficial e melhora a mobilidade.

Conclusão

A oxidação química, quando bem planejada e utilizando o “blend” correto de produtos, é uma opção rápida e com um bom custo-benefício para remediar áreas sem a necessidade de grandes intervenções. A GEOAMBIENTE oferece produtos remediadores registrados no IBAMA, atendendo a legislação CONAMA 463/2014. O PersulGEO (Persulfato de sódio 99%), o Peroxy GEO (peróxido de cálcio 75%) e o SurfGEO-E surfactante biodegradável não-iônico, registrado junto ao IBAMA e listado pela EPA como produto “Safer Choice” devido aos exaustivos testes que comprovaram ausência de toxicidade em ambientes aquáticos e terrestres.